terça-feira, 1 de outubro de 2019

A arte da guerra.

A ARTE DA GUERRA.
OS TREZES CAPÍTULOS ORIGINAIS 

Autor: Sun Tzu.


ESTRUTURA DO LIVRO.

uCapitulo I –Planos e Análise
uCapitulo II-Táticas de Guerra
uCapítulo III- Estratégias de Ataque
uCapitulo IV- Disposições Táticas
uCapítulo V - Estratégia Militar
uCapítulo VI - Pontos Fracos e Fortes
uCapitulo VII- Manobras
uCapitulo VIII-Variações Táticas
uCapítulo IX-O Exército em Marcha
uCapitulo X –Terreno
uCapitulo  XI- As Nove Situações
uCapitulo XII-Ataque pelo Fogo

uCapitulo XIII- O Uso de Espiões.

USEI UMA VERSÃO CLÁSSICA , MAS TRILÍNGUE ,(INGLÊS , ESPANHOL E PORTUGUÊS ), PARA LEMBRAR QUE OUTROS,  EM TODO MUNDO, ESTUDA TAMBÉM AS ESTRATÉGIAS DE SUN TZU.

Capitulo I –Planos e Análise.

Sun Tzu disse: a arte da guerra é de vital importância para o Estado, e uma questão de vida ou morte, um caminho que pode levar tanto a salvação quanto a ruína. Portanto, deve ser examinada com astúcia e jamais negligenciada.


A arte da guerra é regida por cinco fatores constantes e importantes:
1. Moral: as pessoas devem estar em pleno acordo com suas regras para segui-las cegamente. (castigos e prêmios justamente aplicados)
2. Clima: significa dia e noite, o frio e o calor, as variações climáticas.
3. Terreno: engloba as distâncias, que podem ser imensas ou pequenas de caminhos seguros ou imprevisível
4.Líder: (ou comandante) deve se fazer presente pelas virtudes do saber, da verdade, benevolência, coragem e rigor
5. Método e disciplina: são as formas de organização da tropa,... questões como a manutenção das estradas pelas quais suprimentos deverão chegar ao exército ou o controle das despesas militares devem ser sempre analisados.


Capitulo II -Táticas de Guerra.    

Sun Tzu disse: em operações de guerra, serão necessárias mil peças de ouro por dia de guerra para manter um exército de cem mil homens. Gastos com transporte,enviados secretos e conselheiros, bem como os suprimentos necessários para mantê-los e leva-los a uma distância de mil li* em expedições. Seja em território amigo ou hostil, o consumo de pequenos itens, incluindo entretenimento, deve ser contabilizado.

Neste capítulo o autor mostra que o sucesso na guerra  depende da rapidez de terminar um conflito. Guerras duradouras custam muito ao estado, Além disso, o armamento se desgastará, seus soldados ficaram cansados e o animo se dissipará.

Sun Tzu completa ... Ainda que tenha ouvido falar que atitudes precipitadas são imprudente, não acredito que a esperteza esteja associadas a decisões demoradas.  

Capitulo III –Estratégias de Ataque.

Sun Tzu disseNa arte da guerra, o melhor é manter o país inimigo intacto. O melhor é capturar o inimigo incólume ao invés de destruí-lo, capturar o regimento, uma divisão com alguns poucos homens ou uma companhia inteira. Aniquilar um exército inimigo é apenas a segunda melhor opção. Portanto, lutar e vencer em todas as batalhas não constitui o sucesso absoluto: o sucesso absoluto consiste em quebrar a resistência do inimigo sem precisar lutar.

A melhor estratégia militar é frustar os planos inimigos. A segunda melhor é prevenir alianças de forças inimigas, e a terceira é atacar o exercito armado em seu próprio campo.  
O autor menciona cincos fatores essências para vencer uma guerra : ataque, estratégia,alianças, exércitos e cidades defendidas.
Por último uma das frases mais repetidas de Sun Tzu e ainda bastante atual. " Aquele que tem autoconhecimento e conhece também ao inimigo, estará sempre a salvo ( em 100 batalhas 100 vitórias) . Aquele que possuem apenas autoconhecimento, pode tanto ganhar quanto perder ( em 100 batalhas , 50 perde e 50 ganha), já aquele que desconhece tanto a si mesmo quanto a seus inimigos, sucumbira a todas as batalhas ( 100 batalhas , 100 derrotas).


Capitulo IV – Disposições Táticas.

Sun Tzu disse: deste a antiguidade os bons combatentes colocam-se fora da possibilidade de derrota, e então esperam ate que o inimigo exponha suas deficiência,para então ter a oportunidade de derrotar o inimigo.     

O posicionamento tático do exército, permite batalhar apenas quando já está assegurado a vitória , enquanto que aquele que é destinado a perder primeiro vai à luta,para depois ir à procura da vitória.
Capitulo V – Estratégia Militar.
Sun Tzu disse:  o controle de uma grande força segue o mesmo principio do controle de uma  pequena tropa: é uma mera questão de números. 

Comandar um exército e comandar um soldado é a mesma coisa, tudo depende da estrutura e da metodologia usada.

 O leitor pode perceber que o livro traz somente dois métodos de ataque , o direto e o indireto, mas assim como só existem 5 cores primarias e a combinação entre elas, produza  infinitas combinações de cores. os dois métodos dão origem a infinidades de manobras táticas.

Capitulo VI – Pontos fortes e fracos. 

Sun Tzu disse: em geral,aquele que for o primeiro a ocupar o campo e aguardar a chegada do inimigo estará descansado para o combate. Aquele que chegar depois ao campo de batalha e se precipitar para entrar em combate estará exausto.

Neste capítulo,o autor explica que a divina arte da sutileza e que o destino de seus inimigos estão em suas mãos e  que o general deve aprender maneiras de se tornar invisível e inaudível. Avançado pelo lado fraco do inimigo.
Todos podem perceber as táticas pelas quais se vence uma batalha; mas o que ninguém consegue enxergar é a estratégia existente por trás da vitória absoluta.


Capitulo VII – Manobras. 

Sun Tzu disse: na guerra, o general que recebe comandos do soberano deve concentrar suas forças,deve combinar e harmonizar os diferentes elementos para criar um exército engajado.Depois disso vêm as táticas de manobras,e nada é mais difícil.

São estudados os diversos tipos de manobras militares , e sobretudo como tornar nosso caminho o melhor possível e do inimigo o mais sinuoso possível.

Pondere e tome decisões antes de se movimentar. Ao cercar um exército, deixe uma saída,caso contrário o inimigo lutará até a morte.

Capitulo VIII – Variações Táticas. 

Sun Tzu disse: ao receber ordem de seu soberano,o general deve reunir o exército e concentrar suas forças.Quando estiver em locais difíceis,não acampe. Em países cujas altas rotas se intersectam, dê as mãos aos seus aliados. Não prolongue a estada em posições perigosamente isoladas. Em situações de confinamentos recorra a estratégias, em posição de desespero,é preciso lutar. 

São revelados as cincos falhas que podem afetar um general:

  • Imprudência - que leva a destruição;
  • Covardia - que leva à captura;
  • Temperatura vulnerável - o que pode provocar o descontrole;
  • Sensibilidade de honra e vergonha - um general não deve se ofender intempestivamente e buscar a reparação;
  • Compaixão em excesso com seus homens,o que o expõe a preocupações e problemas.    

Capitulo IX – O Exército em Marcha. 


Sun Tzu disse: observe os sinais do inimigo. Atravesse rapidamente as montanhas,e mantenha-se nas vizinhanças dos vales. Acampe em locais altos e ensolarados e não escale ao topo da montanha para lutar.

O momento certo das movimentações e como deve ocorrer as movimentações dos exércitos,é sobre isso que o autor escreveu neste capítulo.

Capitulo X – Terreno. 

Sun Tzu disse: as principais configurações de terrenos são: acessível,complicado,indeciso,estreito,acidentado e distante.

É explicado os seis tipos de terrenos, as vantagens e desvantagens de cada um dele. Não respeitar as lições de Sun Tzu, podem ocorrer as seguintes calamidades:

  1. Debandagem;
  2. Insubordinação;
  3. Colapso;
  4. Ruína;
  5. Desorganização;
  6. Derrota.
Por isso se diz que : se você conhece o inimigo e a si mesmo, a vitória é inquestionável. Se conhece o terreno e as condições, você pode torna sua vitória absoluta.

Capitulo XI – As nove situações. 


Sun Tzu disse: a arte da guerra reconhece nove variedades de território: o dispersivo,o agradável, o controverso, o aberto, o de intersecção de estrada, o terreno crítico, o difícil,o vulnerável e o perigoso.

Mas uma vez o autor mostra que o conhecimento é a solução para os problemas, neste caso especifico, conhecimento sobre os vários tipos de territórios e o que deve fazer em cada um deles.

Segundo Sun, a agilidade é a essência da guerra : tire vantagem do despreparo do inimigo...o sucesso da guerra é conquistado por meio do estudo cuidadoso dos propósitos dos inimigos. Realmente é um conselho atual, estando em guerra ou não.

Capitulo XII– Ataque pelo Fogo. 

Sun Tzu disse: existem cinco maneiras de atacar com fogo. O primeiro é queimar os soldados em seus acampamentos;o segundo é queimando provisões;o terceiro é queimar transporte e equipamentos;o quarto, queimar arsenais e depósitos;e,o quinto,é lançar fogo contínuo ao inimigo.

Neste capítulo, é mostrado a importância de usar uma equipe preparada (treinada) e uma arma que talvez nos tempos atuais poderia ser equivalente a uma arma de "destruição em massa", o fogo. Discorre sobre como as pessoas reage em situações assim e o que devemos fazer. Mas finaliza (pag, 71) que nenhum líder deve colocar tropa no campo apenas para reparar sua própria angustia. Nos mostra que o enfretamento deve ser a última solução e quando temos certeza que a vitória é certa.

Capitulo XIII – O uso de Espiões. 

Sun Tzu disse: construir uma tropa de cem mil homens e conduzi-los à grandes distâncias gera grande perdas de pessoas e o escoamento de recurso de estado.  

A lição mais importante neste capítulo é a informação. Uso de espião foi a melhor maneira defendida por Sun Tzu. Hoje em organizações exponenciais ( veja resumo do livro neste blog), obtém uma rede de informações valiosas com custo baixíssimo.

Espiões ( informação) são a essência da arte da guerra;porque deles depende a capacidade do exército de se locomover.

Resumo do livro em frases.
A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.
O que é de suprema importância na guerra é atacar a estratégia do inimigo.
A velocidade é a essência da guerra. Tire proveito do despreparo do inimigo; viaje por rotas inesperadas e atinja-o onde ele não tomou precauções.
Toda guerra é baseada no engano. Por isso, quando capazes de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças, devemos parecer inativos; quando estamos perto, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe, quando longe, devemos fazê-lo acreditar que estamos perto.
Trate seus homens como se fossem seus próprios filhos amados. E eles irão segui-lo no mais profundo vale. 


Documentário no History Channel com "casos atuais " e lições da arte da guerra.







2 comentários:

  1. É bem expressivo a colocação quanto à importância de seguir os processos conhecidos em qualquer que seja o âmbito de atuação. Tendo em vista que o sucesso está correlacionado à fatores intrínsecos ao comportamento e caráter humano (como disciplina, determinação, honestidade, transparência, conhecimento, entre outros), a buscar pelo crescimento através desses fatores no levam a resultados surpreendentes. O maior desafio não é o tamanho do inimigo, mas sim o quanto somos e/ou estamos preparados para as batalhas.

    ResponderExcluir