"A Revolta de Atlas" é um romance filosófico escrito por Ayn Rand e publicado em 1957. A história se passa em um futuro próximo, em um mundo em que a economia está em colapso e a sociedade está à beira do colapso. O personagem principal é Dagny Taggart, uma executiva ferroviária que tenta salvar sua empresa da falência. Ela descobre uma nova fonte de energia, mas é confrontada com a oposição de um governo cada vez mais intervencionista e de empresários corruptos que se aproveitam do sistema.
Enquanto isso, o mundo está sendo tomado por uma filosofia chamada "altruísmo", que prega que a felicidade pessoal é imoral e que as pessoas devem viver em benefício dos outros. Os personagens que seguem essa filosofia são retratados como parasitas, que vivem às custas dos produtores e criadores.
O personagem central da filosofia oposta, que Rand chama de "objetivismo", é John Galt, um gênio que lidera uma revolta de empresários e inventores que se recusam a ser explorados pelo governo e pelos parasitas da sociedade. Eles se escondem em uma cidade secreta nas montanhas e planejam uma greve para mostrar ao mundo o valor do trabalho individual e a importância da liberdade econômica.
Ao longo do livro, Rand explora os temas da liberdade individual, da moralidade egoísta e do papel do governo na economia. Ela argumenta que o altruísmo é uma filosofia falha e que o objetivismo é a única maneira de alcançar a felicidade e a prosperidade pessoais e sociais. A Revolta de Atlas é considerado um clássico da literatura libertária e uma das obras mais influentes do século XX depois da Bíblia.
RESUMO DO LIVRO EM PREZI (NÃO DEIXE DE VER O RESUMO NO YOUTUBER)


0 comentários:
Postar um comentário